sábado, 13 de dezembro de 2014

Baterias velhas de laptops podem iluminar casas

Anualmente são cerca de 50 milhões de baterias descartadas, que não têm um destino muito claro depois que deixam as casas de seus usuários. Entretanto os pesquisadores da IBM tem uma proposta interessante: usá-las para iluminar residências em países subdesenvolvidos.
Segundo um estudo, realizado na Índia, pelo menos 70% das baterias descartadas ainda tem capacidade suficiente para alimentar uma lâmpada de LED durante quatro horas por dia durante um ano inteiro.
O trabalho foi feito com a RadioStudio, uma empresa de pesquisas em hardware. Eles removeram e testaram individualmente as células internas das baterias descartadas para selecionar as que ainda poderiam ser usadas. Elas então foram recombinadas, ajustadas e entregues para teste com cinco pessoas que viviam em favelas de Bangalore. Três meses depois, as respostas foram positivas, houve apenas algumas solicitações como cabos resistentes a ratos e lâmpadas mais brilhantes. O plano já está sendo revisado.
A IBM diz não ter ideia de transformar a proposta em um negócio, e que a tecnologia deve ser oferecida gratuitamente para os países pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário